sábado, 16 de fevereiro de 2008

SOBRE O ESPANHOL

O espanhol é a língua oficial de 21 países e é falado em quatro continentes. É a terceira língua do mundo em falantes (atrás do chinês mandarim e do inglês). Nos Estados Unidos (onde não é oficial) existem 26 milhões de hispânicos, o que representa 11 % da população. Hoje a língua espanhola é falada por quase 400 milhões de pessoas. Isso a converte no segundo idioma mais importante do mundo sendo a segunda língua mais falada comercialmente e as previsões indicam que em 2050 serão 550 milhões de falantes de espanhol. O interesse do Brasil pelo espanhol é um mercado em alta. Se justifica não só por ser o Brasil o único país do Mercosul que não fala espanhol, mas também porque pesam situações como o enorme interesse que tem para o setor do turismo (as faculdades dessa especialidade incluem o espanhol como preferencial em um curso específico) e a necessidade de dispor de uns 200.000 professores já que o estudo do castelhano é obrigatório em escolas públicas e em algumas particulares.

Características da língua espanhola:
1. O espanhol é uma língua cultural de primeira ordem: é indiscutível a qualidade e a riqueza da literatura espanhola e hispano-americana.
2. O espanhol é um idioma de rápido aprendizado para os falantes de português.
3. É também uma língua geograficamente compacta: a maior parte dos países "hispanohablantes" ocupa territórios contíguos, o que converte este domínio em uma das áreas lingüísticas mais extensas do mundo.
4. O espanhol é uma língua em expansão; o aumento do número de falantes tem sido contínuo desde a época da colonização americana, sendo que o maior crescimento demo lingüístico se produziu durante o século XX.
5. O espanhol é uma língua internacional

Nenhum comentário: